Muito Interessante
FERTILIDADE
Recentes pesquisas relatam que o DNA dos óvulos e espermatozoides, principais matérias para formar nós seres humanos, envelhece mais rapidamente quando expostas ao fumo. Este risco dobra com a obesidade. Além dos enormes problemas de doenças crônicas associadas ao fumo e obesidade, a fertilidade também diminui, diminuindo a taxa de nascimentos, ameaçando o futuro da humanidade.
HPV e HIV
Já está no mercado a vacina para HPV que deve ser usado pelas mulheres antes de iniciar a vida sexual, a fim de proteger contra a infecção do colo uterino que pode provocar câncer. Para a portadora do vírus HPV no colo uterino, o exame de Papanicolau e colposcopia é uma garantia de que a lesão não oferecerá risco de morte devido ao tratamento precoce. Outra vacina que já está em fase adiantada dos testes é a contra HIV (AIDS) e que breve estará no mercado. Enquanto a vacina para HIV não chega, os resultados com os medicamentos HAART (Terapia de Alta Atividade Anti Retro vírus) colocam os portadores do vírus em condições de vida praticamente normal, podendo trabalhar, casar e ter filhos.
MAÇÃ
Um estudo encomendado pelo governo do Canadá demonstrou que comer maçã vermelha, além de alimentar, aumenta os índices de antioxidantes, substancias que protegem não só a pele, como também a saúde em geral.
VIDA INTRA UTERINA
Fetos ainda na vida intrauterina, estão absorvendo vários poluentes ambientais, desde cancerígenos e promotores de malformações. Os países mais desenvolvidos são os maiores poluidores do ar que respiramos e precisam de maior pressão da sociedade organizada.
IDADE x FERTILIDADE
Do ponto de vista da fertilidade, a idade do click para o envelhecimento inicia aos 27 anos na mulher e aos 35 anos nos homens. A partir destas idades a capacidade de reproduzir começa a declinar em ritmo constante. A boa noticia é que a medicina esta encontrando soluções para estes problemas com o estudo das células tronco, onde já é possível produzir células precursoras de espermatozoides e óvulos em provetas.
VIDA LONGA
Segundo Dr. Marco Cavalcanti, um viciado em leituras científicas, as pesquisas mais recentes para se ter uma longa vida e saudável, basta que se tome diariamente: uma aspirina infantil (proteção contra câncer de cólon intestinal e infartos por trombos); vitamina D, E, C e cálcio (proteção contra câncer de ovário, cólon e próstata, osteoporose, tensão pré-menstrual e infecções); comer tomate ou derivados três vezes por semana (proteção contra câncer de próstata). Faça de rotina exercícios aeróbicos (caminhadas), não engorde e não fume. Se usar álcool, prefira o vinho e coma saladas sempre acompanhada de azeite de oliva. Alto consumo de carnes processadas como hamburgers e salsichas aumenta o risco de câncer de pâncreas. Se diabético ou tem doenças vasculares, não tome vitamina E porque aumentam em 21% os riscos de doenças cardíacas. Sorria sempre que possível e apóie as pesquisas com células tronco.
LIBÍDO
Um novo adesivo para pele, a base de testosterona (hormônio masculino), foi desenvolvido pela Proctor And Gamble Pharmaceuticals e pode restaurar a libido em mulheres na menopausa.
VIRILIDADE
Um particularidade do sexo masculino, a virilidade - um comportamento mais agressivo, decorre da ação do hormônio testosterona, que também influencia o apetite sexual. Acontece que cientistas estão descobrindo que a reposição da testosterona pode combater não só a impotência sexual masculina, como também a doença de Alzheimer.
TOMATE
O consumo duas a três vezes por semana de produtos derivados do tomate, pode diminuir duas vezes ou mais o risco de câncer de próstata em homens, segundo um estudo publicado em Washington.
TRANSPLANTES
Órgãos de porcos, geneticamente modificados, como coração e outros, podem ser utilizados por humanos dentro de cinco a sete anos, relatam cientistas. Até lá, muitas respostas serão obtidas dos estudos experimentais.
DOAÇÃO DE ÓVULOS
Mulheres entre 45 e 54 anos de idade, tem mais chance de engravidar com óvulos doados de jovens. Em Nova York, o Center for Disease Control and Prevention relatou mais de 4.500 nascimentos no ano de 2000. As pesquisas mais recentes apontam para a mulher voltar a produzir óvulos, mesmo após a menopausa, a partir de células tronco do próprio ovário.
VITAMINA E
Recentemente, em março, durante o encontro do American College of Cardiology , cientistas apresentaram resultado surpreendente: a vitamina E não diminui o risco de câncer ou doenças do coração. Ao contrário, pacientes diabéticos e com doenças vasculares tiveram um aumento de 21% no risco de problemas cardíacos, os quais devem ser desaconselhados de utilizarem a vitamina E.
CIGARROS & INFERTILIDADE
Uma nova pesquisa afirma que os fumantes passivos, principalmente mulheres que não fumam, mas que estão em ambientes de fumantes, podem prejudicar sua fertilidade, especialmente aquelas que tem alguma dificuldade para engravidar.
GRÁVIDAS & EXERCÍCIOS
Segundo o Ginecologista e Obstetra Dr. Marco Cavalcanti, a gestação provoca importantes mudanças na vida da mulher. A progesterona (Pro gestação) é um hormônio que provoca sonolência, sedentarismo e acúmulo de gordura. O medo da perda do bebê tem trazido excesso de cuidados e proteção à mulher, que só prejudicam. As novas diretrizes da medicina estão encorajando as mulheres grávidas a praticarem exercícios regularmente sob orientação profissional.
HORMÔNIOS FEMININOS
Uma verdadeira revolução nas décadas de oitenta e noventa, a reposição hormonal para mulheres na menopausa sofreu um “golpe baixo” no inicio deste século pela falta de informação para suas usuárias. Devido ao medo do câncer de mama e falta de proteção ao coração, muitas mulheres abandonaram o método em busca de alternativas, muitas vezes ineficazes. Os benefícios para os ossos, cérebro, vida sexual, entre outros, não devem ser esquecidos. No mínimo as mulheres querem aparentar mais jovens, através do enorme beneficio para sua pele, afirma o ginecologista e obstetra, Dr. Marco Cavalcanti.
CÂNCER DE PRÓSTATA
Como já havíamos publicado, segundo alguns estudos científicos o uso de tomate ou derivados três vezes por semana, diminui a incidência do câncer de próstata. Agora mais um estudo revela que homens com forma avançada de câncer de próstata podem viver mais se usarem uma “potente formula de vitamina D”, mesmo naqueles que já realizaram cirurgias, quimioterapia ou radioterapia. “A associação da droga docetaxel com a vitamina D pode aumentar a sobrevida em 40%”, dizem os cientistas.